Medicações e Protocolos em Emagrecimento
Sabemos hoje que a obesidade é uma doença sistêmica, ou seja, não é uma questão de apenas acúmulo de gordura. Na verdade o acúmulo de gordura é apenas uma consequência. Antes muitos órgãos e sistemas estão envolvidos, seja porque estão trabalhando demais ou de menos.
Pâncreas, fígado, intestino, cérebro são exemplos de órgãos atuantes nesse processo. Hormônios como insulina, glucagon, lipase lipoproteica, leptina, entre tantos outros também interferem importantemente no ganho ou perda de peso. Neurotransmissores e receptores como GABA, Dopamina, serotonina e o sistema endocanabinóide têm um papel fundamental e frequentemente precisam ser regulados. Até mesmo as bactérias que habitam naturalmente nosso intestino podem ajudar ou atrapalhar dependendo da sua quantidade e qualidade.
Para cada um desses órgão e sistemas existe uma possibilidade de modulação. Assim sendo, os tratamentos envolvem diversas medicações que atuam em sinergismo a fim de regular novamente um organismo que está todo bagunçado.
Por isso mesmo é que não existe aquele comprimidinho milagroso, que te faz secar bastante, rápido e de maneira duradoura. Não existe milagre!